1 - O QUE É UM 'PC FAKE'?

PC-Fake é um PC USADO que foi repaginado e recolocado no mercado como NOVO. A Intel não fabrica o processador do PC-Fake há muitos anos é um produto antigo, assim como a Apple não fabrica mais um Iphone 5.

 

2 - COMO IDENTIFICAR UM 'PC FAKE'?

Click com o botão direito do mouse sobre o ícone “Este Computador”, vai abrir um caixa de opções então click na guia “Propriedades” e vai abrir uma tela com as “Especificações do dispositivo” contendo várias informações, entre elas a especificação do processador.

Processadores dos PCs-Fake, são de 6ª geração (lançados em 2015/2016 e já descontinuados) ou de gerações anteriores.

 

3 - O QUE É 'GERAÇÃO' DO PROCESSADOR INTEL?

Em 2010 a Intel lançou os processadores CORE i3, CORE i5 e CORE i7. Os processadores lançados em 2010/2011 são da primeira geração, os de 2011/2012 da segunda geração e assim sucessivamente em 2020/21 tivemos o lançamento da 11ª geração. Não se moderniza apenas o processador toda a arquitetura é modernizada e atualizada.

Você compraria um carro sem saber o ano de fabricação?

Você compraria um celular de 6 ou 10 anos atras?

 

4 - SE NÃO SÃO MAIS FABRICADOS OS PROCESSADORES DOS 'PCs FAKES', DE ONDE VEM TANTOS PROCESSADORES?

Grandes empresas atualizam seu parque instalado periodicamente, consideram INVESTIMENTO X PRODUTIVIDADE, computadores antigos são lentos, travam, não atualizam, comprometem a segurança e vão precisar de formatação e reinstalação constantemente. Então computadores novos chegam e os velhos são leiloados vendidos como sucata.

A origem dos processadores antigos e descontinuados é a sucata do mercado corporativo.

 

5 - TODAS AS PEÇAS DO 'PC FAKE' SÃO USADAS?

Certeza que o processador Intel antigo e descontinuado já foi USADO, muito USADO, os demais componentes podem ou não serem usados, na grande maioria são usados também.

Mesmo que em raras exceções possa ter uma placa mãe nova, vale lembra que esta placa mãe embarca um processador antigo, memorias antigas e tem arquitetura ultrapassada, então você tem PC USADO e ANTIGO.

 

6 - O CORE i5 É UM PROCESSADOR PODERESO, POR QUE NÃO COMPRAR UM COMPUTADOR COM CORE i5 DE GERAÇÃO ANTIGA?

Estamos falando TI (Tecnologia da Informação), o seguimento onde temos a maior inovação tecnológica no menor espaço de tempo. Conforme a Lei de Moore  “A cada 18 meses a capacidade de processamento dos computadores aumenta 100%, enquanto os custos permanecem os mesmos”. Então em 6 anos o aumento é de 16 vezes.

Um processador Pentium atual é mais rápido que um Core i5 Antigo e com custos similares.

Um PC FAKE não atualiza a BIOS, é VUNERAVEL e compromete a segurança dos seus dados e de sua empresa.

Muitos aplicativos atuais e mais exigentes, não vão funcionar corretamente.

Por ter limitações de atualização os PCs FAKE são instáveis e necessitam de assistência constante de um profissional de TI.

 

7 - QUEM VENDE 'PC FAKE'?

Muitas empresas, tanto lojas físicas, quanto na internet, as vezes até sem saber do que se trata de um PC FAKE.

Na internet os GRANDES MAGAZINES, são “MarketPlace” um Shopping Virtual, como o site da Magalu, da Amazon, da Casas Bahia e muitos outros. Lembrando que quando você compra em um “MarketPlace”, o produto pode está sendo fornecido por outra empresa sem nenhum vinculo com o GRANDE MAGAZINE. 

 

Na hora de adquirir um novo computador é preciso se atentar a alguns detalhes em relação a máquina, para não ser feito um investimento equivocado. Hoje no mercado (principalmente em Marketplaces), existem várias ofertas de computadores com configurações (peças) antigas, ultrapassadas e desgastadas que acabam sendo oferecidos e vendidos como se fossem computadores novos. Fizemos um COMPARATIVO de dois processadores: um i5 3470 (3ª geração), que é um processador antigo, que foi lançado há mais de 9 ANOS e um PENTIUM G5420, que é um um modelo atual.

Links usados no comparativo:

- htps://ark.intel.com/content/www/br/pt/ark/products/68316/intel-core-i5-3470-processor-6m-cache-up-to-3-60-ghz.html
- https://ark.intel.com/content/www/br/pt/ark/products/135456/intel-pentium-gold-g5420-processor-4m-cache-3-80-ghz.html
- https:// versus.com/br/intel-core-i5-3470-vs-intel-pentium-gold-g5420